terça-feira, 1 de março de 2016

Sou Eve Ferretti, escritora, ilustradora e celíaca...

Prazer!
Sim, dentre as muitas coisas que sou, sou celíaca, ou seja, tenho a Doença Celíaca (D.C). Como artista, uso minha obra para me expressar e neste momento não está sendo diferente. Falar com a minha arte sobre a doença com a qual convivo diariamente está sendo uma necessidade pra mim.
Acho que todos concordamos que não vivemos num mundo que tolera as diferenças. E aí vem a D.C, uma doença restritiva que exige cuidados. Inúmeros cuidados, diga-se de passagem, rs.
Fui diagnosticada apenas na idade adulta, em 2012, e sinto na pele até hoje a intolerância alheia. Falar sobre a D.C usando o humor é meio natural pra mim. O humor e o sarcasmo fazem parte da minha personalidade e estão sempre presentes nos livros que escrevo. Acho que não poderia ser diferente aqui, eu sou assim, tenho esse “jeitão” de ser.
Dou risada de tudo então? Não, choro muito, fico triste muitas vezes e é da tristeza que nasce o humor. Acho que esse é meu processo, me distancio da minha dor, faço piada dela e a vida segue...
A notícia de um tumor no estômago no ano passado e a espera do resultado da biópsia durante um mês me fizeram repensar muitas coisas da minha vida. Minha função, meu ofício. A vontade de falar sobre a D.C por meio da minha arte sempre existiu, mas a partir daquele momento só cresceu, foi algo inevitável.
Aqui no blog vou dividir meus pensamentos e sentimentos sobre a D.C com vocês em forma de texto. E no Facebook quem vai contar as muitas situações pelas quais os celíacos passam é a Célia Celíaca (www.facebook.com/cceliaca ), personagem que criei e que não, não sou eu. Tá, talvez um pouquinho, rs.


Sejam bem-vindos!

2 comentários: